domingo, 6 de julho de 2014

Coragem Para Mudar!

           Acredito que a política dá sentido a utopia de construção da nova  sociedade, mais solidária, mais justa, que supere os diferentes contextos e estruturas sociais de opressão. Nessa perspectiva a postura radicalmente democrática requer, acima de tudo, a superação política do status de democracia formal, que assegura direitos na lei, sem garantir a concretude de direitos a grande parte dos cidadãos.

    Hoje se inicia mais um processo eleitoral, em que serão feitas escolhas, democraticamente, das pessoas que serão responsáveis na condução política do nosso país. Um sistema político que ainda reproduz políticos que exercem suas funções de forma afastada dos anseios e necessidades da população, corroboram com a manutenção dos privilégios e atuam na velha política, utilizando práticas, que favorecem a corrupção. Uma "velha" política que queremos mudar e as manifestações populares ecoam e gritam pela ineficácia do poder público, no exercício da suas funções constitucionais. #CoragemParaMudar! 
         Eu como pedagoga e psicopedagoga sou militante na luta por mais investimentos na educação e acredito que a educação pública de qualidade e a implementação de políticas públicas sociais são essenciais para diminuir a desigualdade social, que gera violência e viola o direito do cidadão.
         A aprendizagem da cidadania não pode ser reservada à sala de aula, mas resultado de um compromisso para assegurar as políticas públicas e garantir direitos à sociedade. Segundo o IBGE no Brasil ainda tem 3,6 milhões de crianças e jovens fora da escola. Desses 3,6 milhões cerca de 1 milhão  está na Bahia.
       Outra bandeira que atuo junto à sociedade é a luta das mulheres; já alcançamos muitas conquistas, embora ainda vivenciamos o histórico desrespeito, preconceito e violência, frente a narrativa machista, do poder instituído aos homens, violando nossa essencialidade humana, nossos direitos.
       Na última década 43 mil mulheres foram mortas por violência. O Brasil é o 7˚ no ranking de países, neste crime. E o 1̊ lugar em exploração sexual infanto-juvenil.
       Por não acreditar que apenas ações repressivas efetivem a mudança, mas também ações preventivas, coordeno o IMJOA- INSTITUTO MARIAS E JOANAS, que faz enfrentamento à violência sexual de crianças jovens e mulheres, realizando atividades e uma relação dialógica sobre o empoderamento e direitos das mulheres.
       Como psicopedagoga atuo na área da infância-juvenil, e a prioridade e proteção integral de crianças, adolescentes e juventude é essencial à dignidade humana. A Bahia é o estado que teve maior aumento na taxa de homicídios de jovens no país.  E esse extermínio tem cor e direção certa, são os jovens pobres e negros; consequência de uma política excludente e da grande desigualdade social que permeia nosso estado.
.      Quando pensamos em sustentabilidade, tema de grande importância, não se reduz apenas a conservar recursos naturais e a capacidade de produção e renovação dos recursos planetários, mas integrá-la a um processo de responsabilidade social que gere desenvolvimento econômico, alinhado à qualidade de vida da população, com inclusão social, acesso a educação, saúde, habitação e cultura.
        Portanto, chego à conclusão que nós, brasileiras e brasileiros, a partir da visão ético-política e jurídica dos direitos humanos temos direitos subjetivos e exigíveis, à liberdade, à dignidade, à integridade física, psíquica e moral, à educação, à saúde, à assistência social, à cultura, ao lazer, à habitação, a um meio ambiente de qualidade e outros direitos individuais indisponíveis, sociais, difusos e coletivos.
     Participar da política é um grande desafio, num momento em que políticos são tão desacreditados, mas compreendo que, junto às pessoas posso contribuir, numa construção popular e coletiva, com uma política mais justa e ética para a Bahia. Sou candidata a deputada estadual, pelo Movimento Rede Sustentabilidade, na legenda do PSB, com o número 40222.
      Sonho com um Brasil justo, sem corrupção, sem fome e sem preconceitos, em que todas as pessoas tenham acesso às mesmas oportunidades e dignidade humana. Políticos sérios e competentes são capazes de gerar políticas eficientes. Acredito na política com ética e na ética dos valores.
       Agradeço a todas e todos que confiam e apoiam minha utopia de caminhar e lutar por um mundo mais justo e solidário.




Nenhum comentário:

Postar um comentário