quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Mobilidade em Salvador: mais um jogo de interesse!

Salvador, a terceira cidade mais populosa do Brasil, por sucessão de incompetência, desvios e ingerência administrativa está atrasada 30 anos em investimentos de infraestrutura nas obras adequadas ao sistema de transporte público, mobilidade e acessibilidade, oferecendo à população até hoje como alternativa de transporte coletivo, ônibus, sem nenhuma qualidade.
 
Quando leio as diversas opiniões de parlamentares, especialistas e secretários fica explícito que as propostas apresentadas para o transporte público metropolitano serão obras emergenciais, pela  aproximação da Copa de 2014, em detrimento à responsabilidade em resolver  e oferecer à população um sistema rápido, eficaz, de qualidade, como o Metrô, funcionando como eixo troncal do sistema de transporte de massa, minimizando a circulação dos 700 mil veículos particulares, que rodam hoje nas ruas, que nos remete a um cenário emblemático, desesperador e caótico.

Em termos ambientais, a implantação de um modelo tecnológico de transporte sobre trilhos é mais vantajoso que modelos que se utilizam de combustíveis originados de fontes não renováveis e sobre pneus. Consequentemente haveria uma diminuição na emissão de gás carbônico (CO2), causando menor impacto ao meio ambiente.

Escolher a implantação do BRT por se viabilizar em menos tempo que o VLT e o metrô, além de propiciar muito maior flexibilidade na operação? Não vejo especialistas dizerem o que seria melhor pra população. Um absurdo! Esse não deve ser o parâmetro na tomada de decisões tão sérias e importantes.  Sucessão de erros continuam, além de mais uma vez os governos contemplarem o capital: as empresas de ônibus!

Numa cidade onde o governo municipal não obedece e nem mesmo segue as leis, fica difícil acreditar que sua intenção não seria beneficiar empresário.Ontem, 16.08.2011 li no jornal A Tarde, que foi sancionada há um ano e dois meses, a Lei n. 7.854/2010 que obriga a instalação do  dispositivo inibidor da aceleração dos ônibus, enquanto as portas estiverem abertas, mas ainda não foi regulamentada pela gestão municipal. 

A integridade física dos passageiros nos coletivos continua sendo desrespeitada e a falta desse dispositivo vem causando vários acidentes, com vítimas, em função da superlotação dos ônibus. Além de tudo isso  o SETEPS poderia ser responsabilizado pelo alto índice de evasão escolar em função de não facilitar a instalação de postos periféricos do SalvadorCard, obrigando mais deslocamento da população, que é mais uma punição, de um sistema perverso.

Um desrespeito com a população, que cedo acorda pra trabalhar e/ou estudar e como única opção utiliza coletivos cheios, abarrotados com pessoas espremidas, desconfortáveis, inseguros, além do longo tempo de espera, levando as pessoas a acordarem mais cedo, impactando na sua qualidade de vida.

O SETPS é uma ameaça a segurança da cidade de Salvador e uma pedra no caminho do desenvolvimento e na melhoria da mobilidade urbana da cidade e RMS, uma fábrica do retrocesso, aprisionando a qualquer custo nossa capital e a sua população ao seu oligopólio nocivo e voraz, aliado a políticos oportunistas que não querem perder a mamata do financiamento  de campanha eleitoral, população seguindo refém ao monopólio da mobilidade. Vamos denunciar publicamente todos eles, inimigos da cidade e do povo de Salvador.

Queremos um serviço de transporte digno para uma população que paga muitos impostos e uma tarifa elevada. Enquanto isso, os soteropolitanos sofrem com estações entupidas, sujas, indignas e veículos sujos e velhos. 

As pessoas que utilizam transporte público querem a  garantia da cidadania! O povo não quer favor, quer seus direitos respeitados!

2 comentários: